Como se prevenir da dengue?

Como se prevenir da dengue?

Tela Mosquiteira para janela protege contra mosquitos da zika, dengue e febre amarela

tela de proteçãoComo se prevenir da Dengue? Não é por acaso que Aedes Aegypti, significa “odioso do Egito”, afinal de contas, ele é transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, por isso, é bom não vacilar com esse mosquito.

As crianças, quando acometidas das doenças proliferadas pelo mosquito, sofrem muito com os sintomas e em alguns casos pode ser fatal. Devemos ser vigilantes com os cuidados que vão proteger nossa família desse inseto inconveniente.

A maneira mais prática é se proteger com telas mosquiteiras. Eficientes, elas funcionam como uma barreira, uma opção saudável para evitar que pernilongos ou mosquitos piquem toda a família e transmitam doenças graves, mas existem outras medidas importantes que precisamos tomar:

Lista de controle 

Uma dica interessante é fazer uma lista com os possíveis locais de criadouro dos mosquitos em sua casa: vasos de plantas, caixas d’água, calhas, lixeira descoberta e tantos outros pontos que podem existir na sua casa. Depois, faça a verificação toda semana.

Ralo 

Como é um ponto de passagem de água, os ralos podem acumular o líquido. Neste caso, é primordial colocar uma tela ou até mesmo vedar, no caso do ralo não estar em uso. Lembre-se: não é necessária muita água para que o mosquito se reproduza.

Repelentes elétricos 

É hábito desse inseto atacar pela manhã e no final da tarde, sendo assim, o ideal é deixar o repelente elétrico ligado nesses horários nos quartos para dificultar sua ação. Lembrando que a sua ação não é garantida 100%.

Repelentes 

Não é recomendado o uso de repelentes em bebês com seis meses ou menos. Depois disso, existem alguns tipos de repelente, específicos para crianças até dois anos, portanto, leia atentamente o rótulo antes de comprar o produto.

Telas mosquiteiras barram o mosquito de entrar

Impedir que o mosquito entre em sua casa é essencial. Então, nada mais acertado que impedir a entrada dos insetos com tela de proteção. Porém, sobre esse assunto giram muitas indagações: como funciona a tela mosquiteira? Como instalar essa tela de proteção? A tela para janela pode ser instalada em quais situações? Vamos responder as questões:

A tela mosquiteira funciona como uma barreira em sua casa. No cômodo em que for instalada, a tela para janela impedirá que os mosquitos entrem, isso acontece porque a tela de proteção possui uma malha extremamente reduzida, o que impede a entrada do inseto na residência.

Existem vários tipos de telas mosquiteiras, desde fixas a removíveis. Esta tela para janela possui uma estrutura de alumínio, com perfil de peso leve, que abre delicadamente, permitindo a luz e a passagem de ar. Para um uso eficiente da tela mosquiteira, é necessário que você contrate uma empresa qualificada, com anos de experiência, para que a tela para janela seja bem fixada e não se encontre brechas para que o inseto entre. Seguindo este conselho, em uso normal, a tela de proteção pode durar muitos anos.

A tela mosquiteira ainda pode ser instalada em qualquer janela ou porta. O profissional medirá as suas portas, janelas e até mesmo sacadas de sua casa ou apartamento. As telas mosquiteiras podem e devem ser feitas sobre medida, assim a possibilidade de algum mosquito entrar é mínima.

Especialista mostra outras alternativas contra os mosquitos

O entomologista Ademir Martins, especialista em insetos da Fiocruz, concorda que a tela de proteção é uma das melhores alternativas. “A gente vive em um país de clima quente e proteger a casa é a maneira mais eficiente”. Ele ainda faz um alerta: “Existem diversas armadilhas para repelir e matar os mosquitos. Os inseticidas são muito bons, mas é um controle químico. Nem todos os mosquitos morrem, alguns são mais resistentes e quanto mais você usa, mais eles ficam resistentes”, afirma. Já as telas mosquiteiras, por ser um impedimento físico eliminam esse risco.

Curiosamente, a tela mosquiteira é muito mais eficiente de que outros métodos preventivos, como a utilização de inseticidas. O motivo é simples: esta tela para janela acaba fazendo uma seleção natural dos insetos e impedindo que se proliferem dentro da sua casa.

Outros benefícios das telas mosquiteiras

A tela para janela, apesar de bem fixadas, são removíveis, podendo ser retiradas para lavagem e manutenção se tornando a opção mais ecologicamente correta.

Esta tela mosquiteira é um produto desenvolvido para ser prático e baixo custo. Além de bem produzida, a tela de proteção contra os insetos é de rápida instalação e com 100% de eficiência contra os mosquitos se for manipulada corretamente. A tela mosquiteira é capaz de resistir aos danos causados por animais de estimação e usada adequadamente, a tela para janela pode durar muitos anos.

A trama da tela para janela por ser bem fina e muito bem ajustada, contribui para manter sua casa ou apartamento limpo, uma vez que também se transforma uma barreira contra a poeira, folhas e outras sujeiras que podem aparecer. Sua casa ficará mais limpa, arejada e livre de impurezas.

Existem várias atitudes que precisamos tomar para evitar a dengue, não só em nossa casa, mas em nossa vizinhança, como limpeza de ralos e calhas, evitar água parada em pratos de plantas, pneus e garrafas, mas para proteger a nossa casa de maneira eficiente e econômica, a melhor opção são as telas mosquiteiras. Este tipo de tela de proteção deixa sua residência muito mais segura contra o mosquito da dengue.